lobinhoA Alcateia é a seção para as crianças de 6 anos e 6 meses completos a 10 anos de idade de ambos os sexos. O programa educativo e as etapas do lobinho visam os primeiros ensinamentos para a vida no campo, vida em equipe e desenvolvimento da liderança. Na Alcateia a criança aprende a se preparar para, quando tiver a idade certa, seguir para a Tropa Escoteira.

O fundo de cena da Alcateia é inspirado no “Livro da Jangal”, de Rudyard Kipling, resumido em “Mowgli, o menino-lobo”. A organização da Alcateia pode ser só de lobinhos, lobinhas ou mista. O chefe pode ser chamado de Akelá e seus assistentes podem ser chamados de Baloo, Baguera, Kaa, Chill e outros nomes de animais representados no “Livro da Jângal”.

A Alcateia é dividida em equipes denominadas matilhas, designadas cada uma com 4 a 6 crianças, nos quais são realizadas atividades de primeiros socorros, economia, trabalhos manuais, vivência no campo e jogos, diferente do sistema de patrulhas, adotada no Ramo Escoteiro ou Ramo Sênior.

O lobo é o animal símbolo de todas as matilhas, que se diferem numa mesma Alcateia pelas cores próprias dos lobos. A matilha é liderada por um Lobinho ou Lobinha chamado de “Primo”, auxiliado pelo “Segundo”, escolhidos pelos lobinhos de sua matilha.

Antes de completar 11 anos de idade, o Lobinho é encaminhado para a Tropa Escoteira, depois de uma cerimônia de passagem na qual se despede da Alcateia.

Cor: amarelo

Lema: Melhor Possível!

Nós usamos o Vestuário.

Alcateia I

Blog da Alcateia I
Matilhas: Branca, Cinza, Marrom e Preta

Alcateia II

Matilhas: Amarela, Cinza, Marrom e Vermelha

Alcateia III

Blog da Alcateia III
Matilhas: Amarela, Branca, Preta e Vermelha

Alcateia IV

Blog da Alcateia IV
Matilhas: Branca, Cinza, Marrom e Vermelha

Hino do Lobinho

Irmão de Lobo nasci
De um povo livre e valemte
A selva onde eu cresci
Me deu um Deus e uma Lei
Akelá escuto tua voz
E sigo as tuas pegadas
Bagheera e Baloo
São os amigos que me levam
A avançar
Sempre melhor
Povo livre avançar
Com afã, hás de ser
Cada dia melhor!

Distintivo Especial – CRUZEIRO DO SUL

cruzeiro_do_sul

Quer ser Cruzeiro do Sul? Olha aqui como conquistar:

Galeria de Lobinhos Cruzeiro do Sul (em breve)