História do Nosso Grupo Escoteiro SP 173 – Jean Philippe Cousteau:
O Clã Pioneiro Comandante Jacques-Yves Cousteau, formado por Pioneiros de S.B.C., resolveu fundar um novo grupo escoteiro, como Jacques-Yves Cousteau estava vivo à época e possuía dois filhos Jean-Michell Cousteau (ainda vivo) e Philippe-Pierre Cousteau, eles colocaram o nome do oceanógrafo Philippe Cousteau, filho mais novo de Jacques-Yves Cousteau, que faleceu em um acidente com o avião Catalina, no Rio Tejo em Portugal. Como a família Cousteau é francesa, as cores do lenço do grupo são iguais a da bandeira da França (vermelho, azul e branco).
A data de fundação do nosso grupo é dia 14 de julho de 1993, onde foram feitas as primeiras promessas. O símbolo do grupo é a Deusa Calipso, nome do navio onde a família Cousteau viveu a maior parte de sua vida.
O grito do grupo conta a história de nosso patrono. A família Cousteau sabe da nossa existência, e o nosso grande Idealizador na fundação do Grupo Escoteiro Jean Philippe Cousteau foi o chefe Everaldo Faria Palumbo. ( IN MEMORIA ).
Poderíamos citar muitos chefes que aqui passaram e outros que ainda permanecem no Grupo. Aqui deixamos o nosso Gratíssimo a todos por ter realizado o seu melhor POSSIVEL para o nosso Grupo Escoteiro Jean Philippe Cousteau.

Grito do Grupo:
A Deusa Calipso protege,
O destino no Catalina voou,
A natureza é quem rege.
Jean Philippe Cousteau.