Senhores pais e responsáveis.

Ficamos felizes com o interesse de sua família em se integrar ao Grupo Escoteiro Jean Philippe Cousteau.

Nossas inscrições deste  segundo semestre de 2019 já estão encerradas. Por favor,  acompanhem o nosso calendário aqui no site, e também o nosso face (Grupo Escoteiro Jean Philippe Cousteau) para maiores orientações das nossas novas vagas de 2020.

Imaginamos que todos devem ter muitas dúvidas em relação ao Movimento Escoteiro e ao nosso Grupo, por isso, antes de fazer a inscrição, leia atentamente as respostas das perguntas mais frequentes:

1- O que é o Movimento Escoteiro?

É um movimento educacional de jovens, voluntário, sem vínculo políticos-partidários, com a colaboração de adultos, e que valoriza a participação de pessoas de todas as origens sociais, raças e crenças, de acordo com o Propósito, os Princípios e o Método Escoteiro, concebidos pelo fundador BADEN-POWELL.

“O propósito do Movimento Escoteiro é contribuir para que os jovens assumam seu próprio desenvolvimento, especialmente do caráter, ajudando-os a realizar suas plenas potencialidades físicas, intelectuais, sociais, afetivas e espirituais, como cidadãos responsáveis, participantes e úteis em suas comunidades, conforme definido no Projeto Educativo da União dos Escoteiros do Brasil”.

2- Quem vai lidar com meu filho?

Por serem organizações locais, os grupos escoteiros utilizam como recursos adultos, as pessoas de sua própria comunidade. Isso já serve de referência suficiente para uma primeira avaliação sobre quem são os voluntários a serviço dos jovens.

A essa característica são adicionadas dezenas de horas de treinamento (realizados por especialistas de cada área do conhecimento) e acompanhamento (realizado por meio de pessoas mais experientes – Os Assessores Pessoais de Formação), sem contar o acompanhamento e a prática supervisionada.

Como você pode observar o escotista, voluntário especializado na atuação com os jovens, tem um alto comprometimento para levar atividades que, além de divertidas, são  desenvolvidas para atender as necessidades físicas, mentais, sociais, espirituais, afetivas e de formação do caráter para os membros juvenis.

3- Com quantos anos eu posso fazer a inscrição?

A partir dos 6 anos e 6 meses COMPLETOS, até os 20 (vinte) anos, como membro juvenil. A partir de 21 (vinte e um) anos como voluntário.

4- Como devo proceder para fazer a inscrição?

Nossas inscrições ocorrem a cada semestre. Fique de olho em nosso calendário para se certificar dos dias corretos de nossa inscrição. Publicaremos aqui e no nosso face as orientações de acordo com o nosso número de vagas. Nas inscrições solicitamos: RG e CPF dos jovens e dos pais ou responsável legal; ter um e-mail para contato;

5- Quem pode fazer a inscrição?

Apenas os pais ou os responsáveis legais. Amigos, vizinhos, tios, primos, irmão (mais velho) não estão autorizados a fazer a inscrição.

6- A inscrição é paga?

Sim. Há uma pequena taxa que deve ser paga no ato da inscrição. Para referência, o valor da inscrição (matrícula) do primeiro semestre de 2019 é de R$ 20,00 (vinte reais). Após 4 semanas dos jovens no Grupo Escoteiro, haverão outras taxas (uniforme completo e contribuição anual do registro Escoteiros do Brasil).

7– Quais minhas obrigações como pai dentro do Grupo Escoteiro?

  • Participar do Clube da Flor de Lis: No início de cada semestre, os pais dos novos jovens participam de 4  (quatro) atividades aos sábados, no mesmo horário das atividades dos jovens. Nestas atividades você irá conhecer mais sobre o Movimento Escoteiro, sobre o Grupo e sobre as atividades escoteiras em que seu filho participará. Além do que, irá se divertir muito com nossas atividades. A participação de um responsável pelo jovem é obrigatória.
  • Participar da Assembleia de Grupo: acontece em todo mês de abril e é onde demonstramos os balanços: financeiro e de atividades (realizadas no ano anterior e a serem realizadas no ano em curso). Sua participação, como sócio do Grupo Escoteiro, é obrigatória. Se, por algum motivo, não puder participar e não enviar um responsável, deverá mandar uma carta de próprio punho dentro de 15 dias explicando o motivo de sua ausência. O não cumprimento dessa regra dentro do prazo estipulado acarretará na não participação do jovem nas próximas atividades até que a carta seja apresentada.
  • Participar dos Conselhos de Pais: acontecem 2 vezes ao ano e seguem as mesmas regras da Assembleia de Grupo. São realizados pela chefia da seção onde o jovem está.

8- Eu posso ajudar no Grupo Escoteiro?

Sim. Todos são bem vindos. Pode ser diretamente com os jovens, ou na secretaria, cantina, almoxarifado e manutenção. Lembrando que todos são voluntários, ou seja, não ganham salário, devem ter assiduidade e assinam um acordo de trabalho voluntário, o qual deve ser seguidas as regras deste acordo, frente a disponibilidade da vaga.

9- Qual o horário das atividades?

As atividades são realizadas todo sábado com início as 14:30 e término previsto para as 17:00 horas.

10- Meu filho precisa ir todo sábado?

Sim, pois as atividades são contínuas e somente dessa forma, é que ele terá um bom acompanhamento e desenvolvimento. Caso ocorra alguma falta, deve ser justificada ou avisada com antecedência ao chefe de seção, sendo que 3 faltas consecutivas sem justificativa são entendidas como desistência.

11- E se meu filho quiser sair do Grupo?

Ficaremos muito tristes com essa decisão, mas entendemos que é um movimento voluntário. Sendo assim, deverá ser comunicado ao chefe de seção e realizar todos os acertos financeiros pendentes na secretaria do Grupo.

Para conhecer mais sobre o Movimento Escoteiro e nosso Grupo, acesse os sites abaixo e curta nossa Fan Page no Facebook.

Estamos à disposição para quaisquer esclarecimentos.

Sempre Alerta para Servir!